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São Paulo
EXPO CENTER NORTE - Pavilhão Amarelo
12 a 15 de Março de 2016

Temas LivresTemas Livres

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES

Envio de resumos pelo site: até 30/11/2015
Avaliação dos resumos: 01/12/2015 a 15/12/2015
Definição da forma de apresentação: 16/12/2015 a 21/12/2015
Resultado no site e envio da aprovação aos autores correspondentes: 15/01/2016
Envio dos trabalhos completos (somente classificados): 15/02/2016
Avaliação dos trabalhos completos: 16/02/2016 a 29/02/2016
Máximo de autores/coautores por trabalho: ilimitado
Máximo de trabalhos por autor correspondente: ilimitado
Máximo de caracteres por resumo: 3.000 (incluindo os espaços)
Áreas de interesse: Adolescência, Aleitamento Materno, Alergia / Imunologia, Bioética, Cardiologia, Cirurgia Pediátrica, Cuidados Domiciliares, Cuidados Hospitalares, Cuidados Paliativos, Defesa Profissional, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem, Emergências, Endocrinologia, Enfermagem, Fisioterapia, Gastroenterologia, Genética, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina do Sono na Criança e no Adolescente, Nefrologia, Neonatologia, Neurologia, Nutrição / Nutrologia, Odontopediatria, Oftalmologia, Oncologia / Hematologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários, Pediatria Geral, Pediatria Legal, Pneumologia, Reumatologia, Saúde Escolar, Saúde Mental, Segurança, Suporte Nutricional, Terapia Intensiva, Outras Áreas
Informações do tipo de estudo: desenho da pesquisa (caso-controle; coorte; ensaio clínico; meta-análise; pesquisa experimental; relato de experiência comunitária; relato ou série de casos ou transversal), se o estudo é uni ou multicêntrico e se faz parte de uma monografia ou tese (doutorado; iniciação científica; livre docência; mestrado ou se não é tese)
Estrutura do resumo: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão
Idioma: Português
Formas de apresentação dos resumos aprovados: Apresentação Oral, Pôster Comentado, Divulgação em CD

A Comissão Organizadora reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas abaixo estabelecidas, bem como reclassificar a área selecionada do trabalho enviado e definir a forma de apresentação do trabalho aprovado.

Somente serão aceitos trabalhos enviados através do formulário eletrônico. Os trabalhos não poderão ser enviados via e-mail ou fax.

Os autores interessados devem atuar na área pediátrica, independentemente da profissão.

O autor que enviar o resumo será denominado autor correspondente, que não precisa necessariamente ser o primeiro autor ou o autor apresentador. Toda a comunicação do congresso referente ao trabalho será direcionada ao autor correspondente, que se responsabilizará em repassar as informações aos outros autores/coautores.

É necessário um login (e-mail) e uma senha para acessar o formulário de envio de trabalhos. Ao acessar o formulário pela primeira vez, é necessário efetuar o cadastro do autor correspondente, clicando no quadro NÃO CADASTRADOS (efetuar cadastro) e preencher os dados solicitados. A partir do segundo acesso ao formulário (depois de criar o cadastro do autor correspondente e a senha de acesso), basta preencher os campos Email e Senha no quadro CADASTRADOS.

O autor correspondente que enviar o trabalho deve preencher um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação do Congresso será efetuada via e-mail, inclusive o aceite do trabalho.

Cada autor correspondente poderá enviar quantos trabalhos desejar.

Não há limite de autores/coautores por trabalho.

É obrigatória a inscrição de um dos autores/coautores no Congresso para a apresentação do trabalho (autor apresentador). A inscrição do autor apresentador deve ser efetuada até a data limite de envio dos trabalhos, 30/11/2015.

É possível revisar ou fazer alterações nos trabalhos a qualquer momento até a data limite de envio (30/11/2015) ou até acionar o comando ENVIAR. O trabalho só é recebido pela secretaria após o acionamento do comando ENVIAR.

Depois de enviado, o trabalho não poderá ser modificado, a Secretaria Executiva não poderá efetuar nenhum tipo de correção ou inclusão de informação, seja no resumo, no título ou autoria do trabalho.

O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores/coautores.

Ao enviar o trabalho para seleção, os autores/coautores autorizam a Comissão Organizadora do congresso a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Áreas de interesse: o autor correspondente deverá assinalar a área a qual pertence o trabalho, escolhida dentre:

Adolescência
Aleitamento Materno
Alergia / Imunologia
Bioética
Cardiologia
Cirurgia Pediátrica
Cuidados Domiciliares
Cuidados Hospitalares
Cuidados Paliativos
Defesa Profissional
Dermatologia
Diagnóstico por Imagem
Emergências
Endocrinologia
Enfermagem
Fisioterapia
Gastroenterologia
Genética
Ginecologia e Obstetrícia
Infectologia
Medicina do Sono na Criança e no Adolescente

Nefrologia
Neonatologia
Neurologia
Nutrição / Nutrologia
Odontopediatria
Oftalmologia
Oncologia / Hematologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários
Pediatria Geral
Pediatria Legal
Pneumologia
Reumatologia
Saúde Escolar
Saúde Mental
Segurança
Suporte Nutricional
Terapia Intensiva
Outras Áreas

Informações do tipo de estudo:
Desenho da pesquisa: caso-controle, coorte, ensaio clínico,  meta-análise, pesquisa experimental, relato de experiência comunitária, relato ou série de casos ou transversal.
Estudo é uni ou multicêntrico?
Faz parte de uma monografia ou tese: doutorado, iniciação científica, livre docência, mestrado ou se não é tese.

Formato do resumo: somente texto com no máximo 3.000 caracteres (incluindo os espaços). Tabelas, gráficos e imagens não são aceitos. O texto deverá ser estruturado:
Introdução (obrigatória para justificar o estudo com, no máximo, 3 linhas)
Objetivo
Métodos (não identificar o local onde foi feito o estudo)
Resultados (não será possível a confecção de tabelas e gráficos, os resultados devem estar descritos no corpo do texto)
Conclusão

Os relatos de caso deverão ser adaptados à estrutura do resumo. Caso algum item não se aplique ao relato do caso, o autor deverá inserir a informação: “NÃO SE APLICA” no item correspondente.

Idioma: os resumos podem ser enviados em Português.

TELAS DO FORMULÁRIO DE ENVIO

Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

DADOS CADASTRAIS (do autor correspondente)
Informações cadastrais do autor responsável pelo envio do trabalho e comunicação com o congresso. Nessa etapa deverá ser informado o e-mail e a senha que serão utilizados a partir do segundo acesso. É importante cadastrar um endereço de e-mail válido, pois todas as comunicações referentes aos trabalhos e ao congresso serão feitas eletronicamente.

TÍTULO
Nessa tela serão cadastradas informações referentes ao trabalho. É importante que a identificação do local do estudo só seja feita nesta seção e não no corpo de resumo.
Agência Financiadora: preenchimento não obrigatório. Preencher o nome da agência / instituição, somente quando houver apoio financeiro para a pesquisa.
Número do Processo: campo de preenchimento não obrigatório. Preencher o número do processo na instituição financiadora, somente quando houver apoio financeiro para pesquisa.
Estudo é Uni ou Multicêntrico?: preenchimento obrigatório com uma das opções: Unicêntrico ou Multicêntrico.
Desenho da Pesquisa: obrigatório escolher uma das opções (caso-controle, coorte, ensaio clínico, meta-análise, pesquisa experimental, relato de experiência comunitária, relato ou série de casos ou transversal).
Tipo de Monografia ou Tese: obrigatório escolher uma das opções (doutorado, iniciação científica, livre docência, mestrado ou se não é tese).

AUTORIA
É necessário listar TODOS os autores/coautores por ordem de participação no trabalho, inclusive o autor correspondente. A sequencia e grafia digitadas serão assumidas em certificados, índices remissivos e publicações, sem possibilidade de correção após o envio. Não serão permitidas inclusões ou correções de nomes após o envio.
Atenção para o limite de caracteres para inclusão dos nomes. Para cada autor/coautor, preencher os campos Nome (máximo 15 caracteres), Nome do Meio (máximo 10 caracteres, abreviar se necessário) e Sobrenome (máximo 15 caracteres, sobrenome que será utilizado no índice remissivo). O campo Índice Remissivo será preenchido automaticamente, baseado nos dados cadastrados nos campos anteriores. E-mail: caso não disponha dos e-mails de todos os autores/coautores, o autor correspondente deverá repetir o próprio e-mail.

RESUMO
Cada item estrutural do resumo (Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão) deverá ser incluído na respectiva aba. Sugerimos que o texto do resumo seja digitado diretamente na caixa de texto, clicando no botão salvar a cada parágrafo. Caso opte por utilizar o recurso Copiar/Colar, é necessário revisar o texto colado antes de enviar o trabalho, para evitar perda de informação ou formatação. O programa fará a contagem automática dos caracteres do resumo. Lembramos que tabelas, gráficos e imagens não são aceitos no resumo.

VISUALIZAR / ENVIAR
Nessa etapa, o trabalho foi cadastrado, mas ainda é necessário finalizar o processo e clicar no botão ENVIAR. Antes de enviar o trabalho, é necessário ler atentamente todos os dados cadastrados, pois após o envio, não será possível nenhum tipo de alteração. Seguir as instruções no final da tela para FINALIZAR/ENVIAR o trabalho.

Após o autor correspondente acionar o comando ENVIAR, o sistema envia automaticamente um protocolo de recebimento para o e-mail cadastrado no primeiro acesso. A mensagem com o protocolo é enviada em nome da Meeting Eventos (congress@meetingeventos.com.br). Caso a mensagem não seja localizada na caixa de entrada, verificar também em SPAM ou lixo eletrônico.

AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO

Somente os trabalhos com status ENVIADO são encaminhados para avaliação.

Período de avaliação dos resumos: 01/12/2015 a 15/12/2015.

Cada trabalho será avaliado e pontuado por 2 avaliadores independentes, sem a identificação dos resumos. A média final de cada trabalho não será informada aos autores. A Comissão Organizadora se reserva o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de avaliação e classificação dos trabalhos.

Período de definição da forma de apresentação dos resumos aprovados: 16/12/2015 a 21/12/2015.

De acordo com a pontuação obtida, os trabalhos serão selecionados para apresentação em uma das formas abaixo:

Apresentação Oral: os 60 trabalhos melhores pontuados serão apresentados em grupos de quatro. Cada autor-apresentador terá 8 minutos para expor o seu trabalho, com posterior discussão. Lembramos que o autor-apresentador do trabalho deverá estar inscrito no Congresso.

Pôster Comentado: cerca de 100 trabalhos ficarão expostos sob a forma de pôster a cada dia do congresso. O pôster deverá ser colocado até as 10h00 e retirado após as 16h30. O autor-apresentador ficará junto ao trabalho no período das 14h00 às 15h00, quando serão realizadas visitas pelo público e por um comentador pré-determinado. Lembramos que o autor-apresentador do trabalho deverá estar inscrito no Congresso.

Divulgação em CD: os trabalhos que não forem aceitos para uma das duas formas de apresentação serão divulgados, juntamente com os demais, nos Anais do Congresso, em forma de CD.

Após avaliação dos resumos e a definição da forma de apresentação pela Comissão Avaliadora, o autor correspondente será informado por e-mail o aceite do trabalho e a forma de apresentação definida pela Comissão. Os trabalhos aprovados serão disponibilizados no site do congresso.

Resultado no site e envio da aprovação aos autores correspondentes: dia 15/01/2016.

PRÊMIO

Dentre os 20 trabalhos melhor pontuados, os autores serão convidados a escrevê-los na íntegra (cerca de 10 páginas estruturadas) e enviá-los para concorrer ao Prêmio do 14° Congresso Paulista de Pediatria, que será dado ao melhor trabalho dentre os finalistas, selecionado pela Comissão Científica do Prêmio.

Idioma: os trabalhos completos podem ser enviados em Português.

Prazo para entrega dos trabalhos completos para concorrer ao Prêmio: 15/01/2016 a 15/02/2016.

De 16/02/2016 a 29/02/2016 os trabalhos completos concorrentes aos Prêmios serão avaliados por comissão independente. Os Prêmios serão divulgados e entregues na sessão de Abertura do Congresso.

Diretores Executivos da SPSP podem concorrer ao melhor trabalho, porém, não podem receber o prêmio em espécie. Membros da Comissão Julgadora não podem concorrer ao melhor trabalho e ao prêmio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao enviar um trabalho, os autores/coautores concordam em apresentar o mesmo na categoria que a Comissão Organizadora determinar. Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos pela Comissão Organizadora, mudanças não serão permitidas. Serão emitidos certificados somente dos trabalhos efetivamente apresentados/expostos no evento. O evento não será responsável pelos custos de transporte e hospedagem dos autores/coautores, visando a apresentação do trabalho aprovado. Ao enviar um trabalho, o autor correspondente confirma estar ciente e concordar com as normas de envio aqui descritas.

CERTIFICADO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

A apresentação de cada trabalho confere 2 pontos por trabalho ao autor ou co-autores, limitado a 5 trabalhos por evento.