CURSO TEÓRICO PRÁTICO – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM NEFROLOGIA PEDIÁTRICA

Horário: 08:00 - 12:00
Vagas: 60
Coordenador: FLÁVIO DE OLIVEIRA IHARA, NATALIA ANDREA DA CRUZ, MÁRCIA CAMEGAÇAVA RIYUZO
Público-alvo: Pediatras
Objetivo: Atualizar o pediatra quanto aos principais exames de imagem disponíveis para auxílio diagnóstico nas doenças renais. Esclarecer as indicações bem como as técnicas corretas de exames a serem solicitados. Discutir a importância da radiologia no diagnóstico diferencial das doenças.
Descrição: O curso teórico-prático consistirá de explicações resumidas sobre os principais métodos de diagnóstico por imagem disponíveis bem como questões técnicas a respeito das indicações e solicitação dos exames pelo pediatra. Em seguida serão realizadas sessões práticas de casos clínicos interativos abordando doenças comuns do dia a dia do pediatra em pronto atendimento, sala de emergência, atendimento ambulatorial e unidade de internação. Os casos serão debatidos por nefrologistas e radiologistas juntamente com os alunos visando o diagnóstico da doença apresentada bem como sua melhor condução ressaltando possíveis diagnósticos diferenciais e indicação de demais investigações complementares se necessários. Serão apresentadas questões na forma de teste de múltipla escolha durante as apresentações para estimular a participação dos participantes.
Especialidade: Pediatria
Área de Atuação: Nefrologia Pediátrica
Programação:
08:00 - 08:20 Aula 1: Métodos de imagem em Nefrologia Pediátrica: Técnicas e indicações
Palestrante: HENRIQUE MANOEL LEDERMAN (SP)
08:20 - 09:00 Caso Interativo 1: Avaliação de criança com massa abdominal
Relator: FLÁVIO DE OLIVEIRA IHARA (SP)
09:00 - 09:40 Caso Interativo 2: Imagem no seguimento de infecção do trato urinário
Relatora: NATALIA ANDREA DA CRUZ (SP)
09:40 - 10:00 INTERVALO
10:00 - 10:20 Caso Interativo 3: Lesão renal aguda, causa e diagnósticos diferenciais com auxílio de métodos de imagem
Relatora: FABÍOLA LÚCIA PADOVAN (SP)